Terra do Fogo

ceu

inclinada

Foto do céu a meia-noite  e uma árvore da região adernada pelo vento

 

Estive em Ushuaia pela primeira vez em 1979 para cobrir a quase guerra entre Argentina e Chile pela Veja. A disputa em questão eram tres ilhas: Picton, Nueva e Lennox. O papa João Paulo II intermediou o conflito e as ilhas continuaram com o Chile.

Na época não se via quase ninguém nas ruas da cidade que tinha cara de último entreposto do mundo. Me lembro que havia montanhas de cascas de centolla ao lado de pequenas fábricas que produziam a carne em conserva. Não era dificíl encontrar os vidros no pequeno comércio da cidade.

Voltei neste último dezembro e já do aeroporto de Buenos Aires era possível sentir que a mudança tinha sido grande tamanha a quantidade de vôos diretos para Ushuaia. Mais de dez.

A cidade estava lotada de turistas para ver os glaciares da região. De Ushuaia parte excursões de todo o tamanho. Desde grandes transatlanticos que fazem viagens de uma semana até pequenas embarcações que tem programas de um dia.

Nas expressões dos turistas um ar de satisfacão, meio que de missão cumprida, por ter tido a oportunidade de ver os glaciares que, nas contas dos especialistas em aquecimento global, estas geleiras vão desaparecer.

De partida eu virei a cidade de ponta cabeça tentando achar um daqueles vidros de centolha que ficaram estampados para sempre na minha memória. Eu só queria relembrar o prato clássico da cidade que era salada de centolla com maionese. Se fosse remédio eu estaria morto.

De Ushuaia segui descendo ao lado do Atlântico em direção a última ponta de terra da América do Sul. Esta região é muito estranha, faz muito frio e o vento deixa a paisagem um tanto assustadora com as árvores todas inclinadas na direção que o vento sopra. O sol nunca da as caras no limpo. Esta sempre atrás de nuvens estranhas que se movimentam em alta velocidade por causa do vento. Parece que não há luz, e que tudo é um breu só. Mas não, a luminosidade é sutil. O contra-luz é muito delicado, pouco contrastado. Nesta hora não há como não pensar no filme. Imaginei fotografar sub-expondo e revelar mais tempo para trazer todos os meios tons.

Só imaginei filme e sonhei centolla. Nem um nem outro.

 

 

Comentar