Peixe “criado solto”, por enquanto…

Ideal seria voce mesmo pescar o seu peixe. No Brasil ainda tem muito lugar onde se pode comer peixe fresco a vontade, de mar e das nossas águas internas, principalmente na região norte onde o bicho é nascido e criado solto, vive por conta própria em águas ainda não totalmente poluídas. Muitos ainda nascem e vivem em águas límpidas e translúcidas como estes tucunarés do Rio Ãgua Boa em Roraima. Se voce não sabe pescar deve dar um jeito porque isto vai durar pouco tempo. Algumas espécies já estão sendo reproduzidos em cativeiro. A amazônia já produz pirarucu, tambaqui e tucunaré em fazendas de criação que são oferecidos o ano todo nos mercados das cidades de Manaus e Belém. Agora, se voce gosta de salmão e curte o circuito gastronômico estrelado não perca seu tempo com a receita de tucunaré assado no girau que publico aqui.

 Tucunaré assado no girau

1- Abra o peixe pelas costas sem tirar as escamas dividindo em duas “bandas,

tire as víceras e lave.

2-Faça um girau como o da foto com varas verdes e um bom fogo em baixo. Espere baixar as chamas e coloque os peixes com a carne virada para o fogo, vire e coma de preferência na beira do rio onde o bicho foi pescado. Um verdadeiro orgânico merece este ritual.

ps. leve uma cebola, um tomate, limão e um vidrinho de azeite para um rápido vinagrete e um pacote da farinha da região que voce estiver. Em qualquer lugar deste pais pode-se encontrar ótimas farinhas de mandioca, uma melhor que a outra.

 

 

Comentar