O gol do Josimar

O gol do Josimar contra a Irlanda do Norte na Copa do México esta entre os mais bonitos gols de todas as copas.


O gol do Josimar

O gol do Josimar

Naquele jogo eu estava atrás do gol na altura da linha da grande área acompanhando a jogada com uma 300mm/2.8. Para fotografar os lances do miolo da área era uma lente muito fechada. Mais seguro para fotografar o gol seria usar uma 180mm/2.8.

Mas, em função de ter ao meu lado meus queridos “inimigos”, os melhores fotógrafos de esporte do Brasil, optar por uma lente parecida seria bater o carimbo, xerocar o vizinho, afinar , tremer , não ir para o jogo. E ainda tinha que levar em conta que a redação estava assistindo o jogo pela TV, vendo e revendo todos os lances dezenas de vezes.

No dia seguinte os jornais dariam a estocada final. Belas fotos na primeira página, um melhor que o outro.

Bom, com a 300mm de onde eu estava meu enquadramento era só meio corpo. Foco na mão.

Então, o Josimar resolveu bater de lá, do outro lado do campo. Como eu estava nele fiz a batida na bola e deixei o dedo, com motor da F3, acho que fazia 5 fotos por segundo, com pilha nova. Minha sequência deu três chapas, tamanha a velocidade que a bola veio na minha direção.

O anel do foco veio num tranco só, do Josimar até o goleiro. Pelo desfoque entre a primeira foto e a segunda dá para ter uma idéia de quanto crítico é o foco de uma tele-objetiva.

Era uma angústia esperar o fim do jogo para revelar o filme. Como eu não lembrava direito como tinha acontecido aquele lance fiquei calmo. O lema entre os fotógrafos de esportes é: “quem vê não faz”.

Estas são as cópias originais que foram enviadas por telefoto

10 Comentários

camila domingues   em 6 março, 2009

demais! demais! demais! há muito tempo acompanho o blog e gosto muito dos posts. as histórias remontadas junto às fotografias originais são sempre interessantes, principalmente para quem curte a área. fotografo futebol e sei quão difícil é pegar um lance desses, ainda mais com foco na mão. parabéns pelo blog! admiro teu trabalho! abraço

Persio Presotto   em 6 março, 2009

Pedro, tomei a liberdade de publicar as fotos e o texto do gol do josimar no meu Blog, ok? Claro: dei os créditos e informei o link do teu blog. Abração, PP

Felipe   em 6 março, 2009

Pedro, encontrei o vídeo do gol…
mas confesso que prefiro ver pelas fotos!
abraço!
http://www.youtube.com/watch?v=GAkmIch-TQc

Pedro Martinelli   em 7 março, 2009

Camila,
Dei uma volta no seu blog e nas suas fotos. Gostei das fotos e de como voce se apresenta.
É muito bom ler informação honesta. O futuro do fotojornalista é este, fotografar e publicar
como voce esta fazendo.
um abraço

Davi Moura   em 7 março, 2009

E ai Pedrão…è muito bom por contatar você mais uma vez. Pude ouvi-lo na CBN ontem à noite. Fico bastante feliz em ver que você continua o mesmo Pedrão que sabe de onde veio, onde está e para onde quer ir. A propósito…como estão as pescarias de janeiro na Patagonia? Abraço forte ao bom amigo.

Andréa   em 7 março, 2009

Há uma citação antiga atribuída ao Fellini que diz “Os fotógrafos não estão preocupados com o que vêem, mas com o que não vêem (referindo-se à imagem latente). Os bons, à toa. Os maus, com toda razão!”.
Fotaços! Precisão caçada à unha por mérito pessoal e não por um equipamento automatizado com controle remoto que filma em alta para pinçar um quadro.
Vir aqui ‘ouvir’ suas histórias sempre é uma delícia.

Jean Carlo   em 9 março, 2009

Me lembro perfeitamente desse golaço. O famoso gol “espírito” sempre surge nas conversas de futebol. Outro dia ví uma reportagem na Tv que falava dos mais belos gols e esse estava entre os citados.
abraços

Théo   em 11 março, 2009

Caro Pedro, esse comentário até me constrange dada a qualidade de seu trabalho, agora mais acessível no blog. Inclusive me identifiquei com um dos posts sobre os Baniwa, já que tive contato com eles numa feira em Manaus e tenho em casa um cesto e meio vidrinho (o que ainda resta) da sensacional pimenta.
Mas o que acontece é que as fotos desse post me parecem, tomando como referência a linha da área e o jogador caindo, serem do gol do Josimar contra a Polônia,na mesma Copa.
http://www.youtube.com/watch?v=ta6pPGlOhF4

Grande abraço.

Pedro Martinelli   em 11 março, 2009

Théo, eu sou péssimo para datas, jogos de futebol então nem se fala. Mas, neste caso,
eu tive o cuidado de checar. No dia seguinte estive com o Juca Kfouri, falei sobre o post e,
ele que tem uma memória de elefante, não me disse nada.
abs.

Lucas Miranda   em 23 março, 2009

Pedro, sou seu fã desde criança! Tenho todos os seus livros, além de várias fotos recortadas de jornais revistas e etc. Tenho como meu ídolo!!!
Aprecio o seu trabalho de fotojornalista e nunca tinha encontrado o seu BLog. Mas hoje olhando o site do Juca(Corinthiano como eu), encontrei-o!!!
parabéns!!! Vou virar visitante assíduo!!!

Comentar