Moda

capricho

capricho-3i1

Um dia desses eu falei sobre as grandes tele-objetivas. A foto do penalti pego pelo  Taffarel na final da copa contra Itália em 94, depois sobre o balé Alvin Ailey e agora chegou a vez da moda. 

Para um fotógrafo de esporte uma lente boa é uma 400mm. É a minha preferida. Apesar de ser grande e pesada pode ser domesticada. Com a usura do dia-a-dia ela passa a ser uma extensão do corpo do fotógrafo. Voce só percebe, ou melhor, voce não percebe,  quando ela não incomoda mais, não sente o peso e anda grudada no seu corpo independente da qualidade da estrada que voce ande além de subir na cara com a mesma facilidade que uma normal. 

Fiz muitas matérias de moda com esta lente. Principalmente quando as fotos eram feitas em locações urbanas, no centro da cidade. 

A editora de moda sempre tinha à mão uma revista estrangeira como referência de uma matéria fotografada em Nova Iorque ou Paris. Modelo, roupas, cabelo e maquiagem estavam sempre muito distantes da nossa realidade. E os fotógrafos. Os magos do mundo da moda. 

Eu me divertia construindo a foto a partir da lente colocando a modelo no melhor contra luz, embaixo do Minhocão era uma das minhas locações preferidas, controlava o desfoque do fundo usando as cores e formas. Se chovesse era melhor ainda porque eu aproveitava os brilhos e a chance de fazer uma foto insossa era muito menor. Céu azul e “aquela luzinha amarelinha” do fim de tarde eu sempre achei uma armadilha.

Outra coisa boa é o espaço que as revistas de moda tem para as matérias. Sempre uma foto por página, duplas de abertura como esta da revista Capricho com a modelo Luana Piovani, no começo da carreira fotografada no Largo do Arouche.

Um comentário

Fidel   em 16 março, 2009

Grande Pedrão,

O Blog ta uma delícia, muito bom mesmo.
A foto do “lagarto” Ubaldo, lagarteando na sombra ta demais… grande persona “seo” Ubaldo.
Boas fotos!!!
Abço!
Eduardo.

Comentar