“Macro”

3x4

No começo da profissão fui a uma delegacia de polícia fotografar um homem que tinha sido preso em flagrante dando o “golpe do pacoâ€, que era vender bilhete de loteria premiado.

Eu trabalhava no Diario do Grande ABC e meu equipamento era uma Nikon F com uma lente 50mm e mais nada.

Aguardava a apresentação do preso quando o delegado chegou trazendo uma ficha com um retrato 3X4. O fotógrafo do jornal Notícias Populares se adiantou, enroscou dois aneis na lente, um em cima do outro, pediu para o escrivão encostar a ficha de indentificacão numa parede e fez a reprodução`a 15 centimetros de distância. Se eu fizesse com a lente normal, nem se eu virasse o ampliador para o chão do laboratório para projetar a imagem eu conseguiria uma ampliação publicável.

O fotógrafo do NP percebeu meu drama e disse: “tira a objetiva, inverte e segura na frente da boca do corpo. Coloca 5.6 e faz o foco com o corpo, indo e voltando até clarearâ€.

Esta ai o resultado.

12 Comentários

Fabio Barbero   em 25 fevereiro, 2009

Se a primeira foto que tentei fazer com uma 50 invertida saísse assim, eu seria um cara muito mais feliz. O jeito é continuar tentando…
Abraço

Ricardo (kadão) Chaves   em 25 fevereiro, 2009

Ô Pedrão,acabo de entrar, pela primeira vez, nesse teu blog. Dica do André Feltes, colega e Editor de Foto do Diário Gaúcho. Li (e vi) tudo: textos,fotos, comentários (todos). Fiquei muito contente e concordo com os merecidos elogios que recebeste de tanta gente. Que tu é mestre todo mundo sabe. Fera. Não fosse assim a Brasileiros, dos nossos bons HCM e RK, não ia gastar tinta e espaço contigo, nos proporcionando a alegria de quase participar daquele almoço. Quantas histórias compartilhamos em torno de uma mesa e em frente a tantos pratos (cheios). Também pra mim vc é referência. Ainda hoje me lembrei de ti. Comprei uma faca/canivete OPINEL (aquela que o Bresson carregou durante a vida toda no bolso) Nunca te perguntei, mas se te conheço, tu tem uma (ou mais de uma, quem sabe?) Bom conhecer esse new Pedrão “muderrno” e internético. Manda ver!! A torcida é toda tua. Forte abraço desse teu, mais novo “leitor” e mais antigo admirador. kadão

Pedro Martinelli   em 26 fevereiro, 2009

Kadão querido, hoje eu li um artigo que diz que esta aqui é a rotativa do futuro. As Leicas estão cada vez mais distantes. É uma pena,
nas minhas contas nada se compara mas, não adianta choramingar. O que fazer com os armários cheiros de chapas que a gente fez pensando em publica-las um dia? Quero mostrar e falar um pouco daqui. O meu velho Opinel é dos grandes, só de mato. Agora comprei um cidade e campo, menorzinho. Qualquer hora destas vou apresentar a dupla Leica-Opinel.
Grande chapa do peito, que bom te ouvir.
um abração
Pedrão

André Pillmann   em 26 fevereiro, 2009

Pedro.

Parabéns pelo Blog. É uma aula de fotografia a cada post publicado. O blog virou parada obrigatória diária.

Abs e sucesso.

André Rodrigues   em 26 fevereiro, 2009

Pedro, sou um fotógrafo em inicio (bem inicio mesmo)de carreira. Estou tentando me afirmar e aceitar o esteriotipo que o termo fotógrafo traz. Bem, agora vou parar e elogiar o blogue, que fiquei sabendo pelo blogue 28mm e pelo Fotosite. Você sabe que tem uma galera que adimira teu trabalho e sua trajetória em rumo à Amazônia, juntamente com suas histórias e andanças. Sendo assim, com certeza este espaço vai ser unir o util ao agradável. Vai o unir o Martinelli ativista – se é que vc me dá a liberdade de chamá-lo assim -, com a bagagem do repórter fotografico que vc é. Então, obrigado por este espaço todos nós, dos experientes fotógrafos aos mais prematuros, todos temos a ganhar.

Eduardo Rocha   em 27 fevereiro, 2009

Verdadeiro tunel do tempo….boas lembranças de meus plantões no Jornal “O Estado de Minas”.
Era um sofrimento ficar tentando fazer o foco com a lente invertida, correr p/ o Jornal para revelar e entregar a copia ao editor de policia (tudo a jato).
Parabéns pelo blog…já adicionei em meus favoritos.
Abs e sucesso.

Waldson Dias   em 27 fevereiro, 2009

Estou passando pela primeira vez por estas bandas. Essa fotografia me chamou muito a atenção pela luz dura e enquadramento. Gostei muito do seu texto. A experiência é realmente algo inestimável! Parabéns pelo excelente blog!

Camila Pastorelli   em 6 março, 2009

Oi, Pedro!
Eu tenho uma Nikon FE com uma objetiva de 50mm. Nunca tentei inverter, mas vou ver que resultados consigo!

Beijos

Pedro Martinelli   em 7 março, 2009

Camila, mais importante é deixar a lente bem encostada no corpo para não entrar luz. O foco é fixo,
voce faz com o corpo, indo e voltando, e o diafragma é uma loteria. Melhor começar com 5.6.
boa sorte.
um abraço

Andressa Barros   em 11 março, 2009

UAU!

Eu nunca acreditei que isso dava certo!

Vou tentar fazer assim que chegar em ksa e depois comento se consegui!

Me deseje sorte!

Abraço

Pedro Martinelli   em 11 março, 2009

Andressa, vai dar certo sim. Encoste bem a lente no corpo para não entrar luz e
comece com o diafragma 5.6.
um abraço

Thiago Leon   em 3 dezembro, 2009

Ainda persisto. Mesmo não vendo meus comentários publicados!
Mas vamos ao que interessa, esse postagem foi um show de humildade, linda reprodução!

Comentar