Lançamento e bate papo sobre o livro Gente X Mato

 

formigas

PEDRO MARTINELLI LANÇA “GENTE X MATO” – UM LIVRO SOBRE A AMAZÔNIA REAL

TIJUANA / GALERIA VERMELHO 

04 de abril de 2009, das 11 às 17h / 16h conversa com o autor

O desmatamento da Amazônia ocupa quase semanalmente as páginas de jornais e revistas, no Brasil. Apesar de ocupar uma posição de destaque na discussão global sobre o meio ambiente, e de representar cerca de 60% do território nacional, a Amazônia parece estar fora do mapa do Brasil.   

 A maioria dos brasileiros jamais a visitou, ou, quando o fez, limitou-se à área restrita de hotéis ou ao bumbódromo de Parintins.

 No imaginário brasileiro, a Amazônia ainda é uma mistura complexa e confusa de lendas e clichês exóticos, crimes e polêmicas ambientais.

O livro GENTE X MATO, do fotógrafo Pedro Martinelli (58), é um convite para conhecer a Amazônia real. Seu ponto de partida é 1970, ano em que teve início o grande projeto de ocupação da floresta, sob o comando do governo militar.  No mesmo ano, Martinelli conheceu a região como integrante de uma expedição que teve como objetivo contatar os índios Panará. Desde então, o fotógrafo não parou de percorrer e documentar a vida da maior floresta do mundo, cujas bordas vamos roendo pouco a pouco. 

Com 168 imagens, coloridas e P&B, registradas entre 1970 e 2008, GENTE X MATO  quer mostrar que a difícil e frequentemente devastadora ocupação da Amazônia é resultado das políticas equivocadas que tiveram início há quase quarenta anos. E que infelizmente continuam em vigor.

 Concebido e editado por Martinelli, pelo jornalista e roteirista Marcelo Macca, e pelo designer Ciro Girard, GENTE X MATO coloca uma lente de aumento sobre aspectos da vida na amazônia que o Brasil insiste em ignorar. Em formato tablóide, GENTE X MATO faz lembrar as antigas revistas que marcaram época na imprensa nacional, como Realidade e O Cruzeiro.

Outras publicações do autor: “Amazônia – o povo das águas” (Terra Virgem) e “Mulheres da Amazônia” (Jaraqui). 

 LANÇAMENTO:: GENTE X MATO, livro de Pedro Martinelli. Editora Jaraqui, 2008

DATA:: 04 de abril, de 2009, das 11 às 17h.

Preço:: 50,00

CONVERSA COM O AUTOR:  04 de abril, de 2009, às 16h

LOCAL:: Vermelho / TIJUANA

Rua Minas Gerais, 350 / 01244010 РṢo Paulo РSP Рtel.: 11 3138 1520

http://www.galeriavermelho.com.br/ / info@galeriavermelho.com.br

Comentar