Jovens cozinheiros aprendem fazer uma tapioca como esta nas escolas de culinária do Brasil?

abc18

As mulheres da Comunidade do Pereru, na costa do Pará, próximo a São Caetano de Odivelas, se revezam na utilização da Casa de Farinha da comunidade. Depois que a farinha de mandioca é torrada aproveitam o fogo baixo do forno e assam beijus de tapioca na folha de bananeira. Os “pacotinhos” de beiju são presos com pequenos pedaços de pau soltos até que o calor da chapa faça com que a farinha se una e possa ser manejada com as mãos até dar o ponto de cozimento de acordo com o gosto de cada família.

abc23

abc3

abc4

abc29

abc51

abc6

abc8

abc9

6 Comentários

Anselmo Coyote   em 5 março, 2010

Pedro,

Seria possível disponibilizar os comentários imediatamente?

Se responder “Não” eu só vou rir… rsrs.

Abs.

Antonia Barros   em 8 março, 2010

Pedro,
Essas fotos revelam faces que silenciosamente se misturam ao aroma e sabor deste pequeno pedaço de nossa querida Amazônia.Adorei reve-las.Ficaram surpreendentes.
Saudades…
Antonia

Tadeu Bianconi   em 9 março, 2010

Pedrão, parabéns pelas fotos e texto. Localizei as panelas de alumínio capixabas. Veja seu email.

vitor salgado   em 17 março, 2010

lindo, de coração

Virginia Liberato   em 7 abril, 2010

Minha vida mudou muito depois dessas fotos das tapiocas, eu agora nao quero saber de outra coisa pra desespero da minha mãe claro rs porque eu nem adianta tentar fazer. Pude sentir o amor com que essas pessoas fazem as coisas, podemos ver que vai além da vontade de ganhar dinheiro, imagino que um elogio basta para que eles se sintam honrados rs. Respondendo a sua pergunta Pedrão a receita dessa tapioca nunca sera ensinada em uma escola de culinaria, porque além da pureza da matéria prima, tem a dedicação o cuidado e a bondade dessas pessoas, minha mãe nao tera a materia prima tao pura mas faz todas as manhas agora rs e com amor se quiser experimentar te mando por sedex rsrs…Obrigada por abrilhantar a net com suas fotos perfeitas, todas elas sao como filmes basta olhar pra viver cada uma delas.
Abraços!!!

Antonio Carlos Tinoco Cabral   em 8 abril, 2010

Caro Pedro,
aprendi a admira-lo como fotografo ha muito tempo!Mas confesso q náo sabia de suas habilidades culinarias!!
Li hoje no Estadáo que voce faz um cuscuz a moda caipira.Gostaria muito de ter a receita!!!!
Um grande abra;o
Antonio Carlos

Comentar