Convite aos palestrantes do Forum Mundial de Sustentabilidade em Manaus

aa331

Eu quero convidar os palestrantes, Bill Clinton, Sir Richard Branson e Arnold Schwarzenegger que virão para o Forum Mundial de Sustentabilidade em Manaus para dar uma volta comigo e conhecer três ou quatro igarapés que cortam a cidade. Nada de ficar passeando de barco em comitiva. Faremos tudo de taxi. Em meio dia de rodagem daria para ter uma idéia de que agora não se trata mais de tentar salvar a floresta, a questão agora é a degradação humana que se encontra a população da periferia das grandes cidades da amazônia. Eu duvido que depois desta volta eles perderiam tempo discutindo o derretimento das geleiras nos polos ou o aquecimento global, os 2% de aumento da temperatura daqui a 100 anos. As cenas que eles veriam deixariam no chinelo aquelas fotos dos chaminés de Chernobil e dos ursos isolados em cima de placas de gêlo usadas no filme do Al Gore. Tudo isso é fichinha perto do que esta se passando na periferia de Manaus. Eles iriam ver o que é morar em cima do esgoto in natura. Como é a violência nos guetos, a prostituição infantil. Eu iria leva-los em um flutuante em Manacapuru, uma boca degradante na beira do rio Solimões para ver meninas se prostituindo dia e noite. Na frente do mercado da cidade para ver a quantidade de lixo despejada na avenida e como nós estamos tratando as águas do Rio Negro, depois, descendo, beirando a margem esquerda passando pelo Igarapé dos Educandos ate chegar  no Encontro das Ãguas onde esta a Refinaria da Petrobrás, símbolo da nossa matriz ecológica que refina óleo na beira do rio vindo da Bacia de Campos, 8.000 quilometros de viagem, para fabricar celular, moto, eletrodoméstico e outras traquitanas em plena amazônia para depois levar de volta e vender onde vive 80% da população do país. Ah, tambem gostaria que eles visitassem a estação de tratamento de esgôto da região do Hotel Tropical, onde eles ficarão hospedados.

.

6 Comentários

Ricardo Marins   em 23 fevereiro, 2011

Inacreditável ! Só isso que posso dizer sobre ter Bill Clinton e o “Exterminador” debatendo sustentabildiade. Logo eles que representam o país que no mundo mais consome recursos naturais e polui a atmosfera. O Brasil infelizmente não aprendeu a conjugar desenvolvimento econômico com desenvolvimento humano. Que tal fazermos algum tipo de ação pela internet divulgando isso fomentando esse debate e expondo a questão real da Amazonia humana que você conhece tão bem ?

abs
Ricardo

Ney   em 23 fevereiro, 2011

Muito bem Sr. Pedro aproveite pegue pela mão também o Sr. Amazonino Mendes governador do Amazonas, parece que ele está de olho fechado para todos esses problemas é como ele disse recentemente quer mais é que os barrancos da periferia caiam na cabeça dos paraenses ele quer mais e que os paraenses morram, morram e morra diga a ele que o Pará também faz parte da Amazônia e que se hoje as moças amazonenses estão casadas é graças aos homens paraenses que vão pra lá.

Wilson Langeani Filho   em 23 fevereiro, 2011

Boa idéia Martinelli, tomara que eles aceitem o convite para tomar um banho de realidade no meio do festival de hipocrisia que são esses encontros.

Fábio Mendes   em 24 fevereiro, 2011

Soco na cara, Pedro. Fim da hipocrisia já!

marcello   em 7 março, 2011

Na mosca mestre Pedro! Na mosca que caiu na sopa desse fórum…

Izan Petterle   em 22 setembro, 2011

Pedro, parabéns pela coragem de dizer o que ninguém quer escutar, é isso aí mesmo, enquanto isso, a visão de muitos fotógrafos é a de uma Amazônia exótica, cheia de clichês “ecológicos”, continue assim. Forte abraço

Comentar