As fotos que foram parar no fundo do rio

ddd12

ddd21

Estas duas fotos fazem parte dos filmes que foram parar no fundo do rio logo depois que fotografei o primeiro contato dos índios Kranhacârore. Uma delas esta manchada, é a primeira de cima, foi o único filme que manchou onde aparecem os irmãos Villas Boas próximo ao índio logo depois que eles se tocaram que é quando o contato fica formalizado. “Quando eu der um beliscão na barriga de um Kranhacãrore será o fim deles” dizia Claudio Villas Boas. Esta era uma foto que eu gostaria de ter feito mas, a canoa parou em uma pedra na corredeira e eu fiquei encoberto pela mata do barranco.

2 Comentários

ricardo silva   em 27 maio, 2010

Impressiona como a imagem do índio e da floresta se fundem.Ãndio, assim como os animais e insetos não habitam, eles são floresta.
Belíssimas fotos.

Felipe Torres   em 28 maio, 2010

Caro Ricardo, é preciso ter cuidado com as palavras… me parece que sua intenção foi boa, mas você acabou comparando um ser humano, idêntico a você, com animais irracionais(!) e com insetos(!!!!!).
Essa idéia de “índio é floresta/natureza/sustentabilidade/ecologia” é difundida à torto e à direito pela televisão, mas a antropologia vem mostrando que ela não passa de uma falácia depreciativa e de etnocentrismo…
Te convido a um passeio pelo site do Instituto Socio-Ambiental para uma introdução a essa interessantíssima área do saber: http://www.socioambiental.org/ . Cordialmente, Felipe

Comentar