A fritada de verdura do Brás

aaa1As dezenas de cópias de serviço que foram manuseadas e depois descartadas na edição de um trabalho ficam esquecidas depois que o serviço foi finalizado. Sempre que se volta ao tema é melhor ir para os contatos porque o tempo pode mudar pontos de vista. Este trabalho sobre o bairro do Brás, em São Paulo,  tem mais de 30 anos e volta e meia eu dou uma volta nele.  As fotos não ficam melhores com o tempo de gaveta por isso o suador é quase sempre inevitável. Mas, o lado bom é relembrar e, vendo estas fotos eu lembrei do cheiro das fritadas de verdura das cantinas do Brás e os personagens que conheci quando documentei a derrubada das 300 casas para construir o metrô.

Na hora do almoço eu comparecia nas cantinas italianas do bairro para levantar informações sobre os moradores, o comércio e as pequenas indústrias que na época estavam desaparecendo rápidamente com a chegada do metrô. Comia um pouco em cada mesa. Quase sempre uma fridadinha, de linguiça ou de verdura, com pão. Se desse tempo ia para outra cantina. Nas terças-feiras encontrava o carvoeiro que entregava carvão de carroça no bairro na cantina do Largo da Concórdia para comer músculo cozido com legumes. Alguém sabe onde tem um fritada de verdura em São Paulo?
aaa2aaa3

.

Um comentário

Roberto Cocco   em 26 fevereiro, 2010

Pedro, boa tarde
As fotos do Brás em P&B me fazem lembrar a Barra Funda antiga, ainda cheia de familias italianas, bares com comidas simples mas saborosas. Vivi tudo isso qdo. criança, jovem ainda morando lá. Naquele tempo já gostava de fotografia e até tirei muitas sobre esse tema, mas tudo muito amador. Adoraria ver em seu blog, caso voce tenha, fotos da Barra Funda.
Grande abraço e bom final de semana.

Comentar