Imbaiá

Amanhecer no imbaiá de caçada de marrecos no Uruguai

Capiau, caboclo, caipira, matuto. É igual a choça, imbaiá, espera, negaça. Ninguém, principalmente gente da cidade, sabe mais explicar direito o que é, como é. Largamos a mão da roça definitivamente. Pelo jeito vai ser mais fácil embarcar na onda dos insetos que esta chegando do que tentar entender o que já fomos para, pelo menos, tentar melhorar a qualidade de informação sobre o pedaço de terra que pisamos. Como somos uns maria-vai-com-as-outras em pouco tempo veremos muitas matérias e chefes posando com pratos feitos com gafanhotos.

Tentei descobrir o significado de choça e imbaiá no Aurelio, Houaiss, Wikipédia e Google, não encontrei nada a respeito. Estou encafifado porque ouço a caboclada usar o têrmo desde que comecei andar na Serra do Mar para caçar macuco com meu pai aos 8 anos de idade. Depois, aos 20 anos quando cheguei na Frente de Atração Kranhacãrore, sob o comando dos irmÃ¥os Villas Boas convivi com muitos peões de todas as regiões do Brasil que construiam as estradas que cortaram a Amazônia. A conversa daqueles brasileiros que não me abandona a memória era sempre a mesma, parecia uma música que tocava todas as noites no acampamento, “fechei um imbaiázinho e nem piscava”, fiz uma chocinha e guentei”, “o bicho me viu na negaça”.

Que gastronomia é a nossa, que nem discutir a caça caçada quer, manejada, verdadeiramente orgânica como é na Europa e Estados Unidos? E a Prefeitura de São Paulo que proíbe vender sanduíche de pernil na porta dos estádios mas apresenta o “Porco Paraguaio”na Virada Cultural?

Faça uma experiência e veja porque somos uns maria-vai-com-as-outras, batuque no Google Porco Paraguaio e encontrará 71.100 resultados, enquanto se voce escrever Imbaiá a resposta será zero.

Jaguarão/RS divisa com Rio Branco/Uruguai

Biscoito salgado e polvilho-Jaguarão/RS

Asado de tira-Rio Brando/Uruguai

Comentar