Fotografia sem contato e lupa
Aproveitei esta terça-feira de chuva fina interminável para devolver alguns negativos e contatos para o arquivo, um quarto com armários de aço e desumidificador regulados para 50% de humidade que gospe água para fora por uma mangueira que atravessa a parede. Em cima de uma mesa tenho mil pendências para serem resolvidas, todas velhas conhecidas que estão a anos esperando uma decisão que nunca sai. As fotos pessoais precisam de uma nova caixa, as outras não sei se devem ser escaneadas, tem reprodução que acho que não vale a pena continuar guardando, algumas pilhas de sobras de cromos, teoricamente seria lixo mas, e coragem para jogar fora? Estas fotos estavam em uma destas pilhas de contato esperando uma caixa para morar. Não é nada importante, é um teste, fazem parte de uma pesquisa de cor que fiz com filme negativo puxado na época que eu estava fotografando para o livro Amazônia O Povo das Ãguas. Pensei em editar e escanear duas ou tres fotos de cada contato e guardar como referência para não ter que levantar mais e ir no arquivo manusear as dezenas de caixas que tenho. Acontece que eu gosto de ver a foto editada suportada pelas que estão ao lado, inclusive as que estão na tira de cima no contato como é o caso destas duas fotos que estou publicando aqui. Toda vez que bato o olho em uma prancha de contato destas que estão em cima da mesa sinto uma atração enorme. O contato é fascinante e esta ficando cada vez mais difÃcil conversar ou explicar o que é esta relação com os viciados na droga do mundo digital. DifÃcil explicar que em contato não se limpa as fotos ruins, no contato não se deleta foto fora de foco, tremida, mal exposta, a foto mal enquadrada estara lá, sempre presente, lado-a-lado da que foi editada. Por isto por mais que um contato já tenha sido visto a tentação em passar a lupa é irresistÃvel porque ele exerce uma atração, ele oferece um conjunto, uma história e a sensação eterna de que ainda não vimos tudo, que ainda falta achar a foto boa. A melhor coisa para acertar o olhar e a conduta são as 36 chapas que estão no contato.
5 Comentários
Sueli em 9 março, 2011
Gostei das cores.
Marcio em 10 março, 2011
Os bons e velhos Contatos são mesmo insubstituiveis, não há mesa de luz virtual que se compare a eles!
Abraço.
Ricardo Marins em 10 março, 2011
Sempre me pergunto o porque dos 36 fotogramas e de onde surgiu esse número mágico. Pelas fotos publicadas parece que os testes do filme negativo colorido puxado foram muito boas. Que filme você usava na época ?
Abraço,
Ricardo
Pedro Martinelli em 10 março, 2011
Ricardo,
Este é um Kodacolor400
abs.
Paulo Rossi em 9 março, 2011
…” A melhor coisa para acertar o olhar e a conduta são as 36 chapas que estão no contato.”
maravilha!!!