Cuscuz (Paulista?)

cusc1

cus

Minha mãe avisava com antecedência que faria um cuscuz para garantir que teria a platéia de seus oito filhos. Na minha casa era um prato nobre.

Ela não tinha paciência para fazer um “mesan place” mas explicava todos os detalhes da feitura e os enventuais problemas caso não se respeitasse os cuidados de cada etapa. “Coloque a farinha aos poucos no molho, não é para mexer, é só envolver, devagar, senão vira um pasticcio”.

O cuscuz não tinha receita, ela tinha aprendido com uma empregada. Aliás, ela adorava as receitas das empregadas,que depois de aprovadas passavam a ter o nome da autora.

Bom, certamente a receita do cuscuz não veio de Bari, na Itália, terra de minha avó, tampouco de Udine, onde nasceu meu avô.

A verdade é que eu não vi mais o cuscuz da minha mãe desde que cheguei em São Paulo, em 1970. Fiquei com a cuscuzeira, esta da foto acima, e de vez em quando relembro aqueles tempos fazendo um cuscuz e recordando minha mãe.

Se tiver alguém por perto vem uma pergunta certeira, “para que serve este pano?”

Pronto, neste momento eu tenho certeza que o nosso cuscuz bateu asas para sempre. Para que o pano se hoje se faz cuscuz na panela, além de ter um concorrente marroquino em pacote que invadiu a nossa praia?. Nada contra, mas o cuscuz paulista não é feito com sardinha em lata. Ou será que as mães, avós, bisavós, tataravós…da empregada da minha mãe usavam sardinhas “Coqueiro” para fazer o legítimo cuscuz paulista?

5 Comentários

joana   em 9 novembro, 2010

pedro, afinal, como se faz o cuscuz? pra quê serve o pano? minha vó faz mas não revela o segredo e fico nessa curiosidade de pernambucana que adora um cuscuz paulista. =)

Pedro Martinelli   em 9 novembro, 2010

Joana, estou tentando produzir um pequeno vídeo que mostre como se faz o cuscuz entre
outras receitas prometidas.
abs.

Sandra   em 31 outubro, 2011

Amei só de ver o prato feito, deu água na boca. Eu gosto demais de cuscuz é um dos meus pratos preferidos. Mas, nunca consegui uma boa receita (para leigos, hihihi)
Gostaria de encontrar uma receita para CELIACOS, minha filhinha não pode comer glútem.
Parabéns pelas imagens e pelo post, continue já inclui seu blog entre meus favoritos.
Sugestão: inclua o +1 do google ou um daqueles botões que o usuário pode enviar a página visitada para outra pessoa como sugestão, vale a pena seu trabalho como um todo é maravilhoso!!
Abraços Sandra

Ricardo Marins   em 6 janeiro, 2012

Ontem zapeando pela TV tive a sorte de vê-lo preparar esse cuscuz junto com o Olivier e prometi a mim mesmo que vou tentar repetir a receita em breve. Como tudo foi muito rápido não me lembro qual a carne que usou. Era paleta suína ? Qual era a proporção de farinha de milho para farinha de tapioca ?

Grato,
Ricardo Marins

Pedro Martinelli   em 6 janeiro, 2012

Ricardo, paleta é ideal mas se não tiver refogue qualquer pedaço de carne de porco com alho que vai ficar bom. E a farinha é tres medidas para uma.
abs.

Comentar