Amazônia monocromática

vermelho

verde

amarelo

Foram mais de dez anos pesquisando, sonhando e fazendo listas intermináveis de compras para passar até dois meses fora de Manaus, no barco Taba, que comprei para fazer o livro Amazônia o Povo das Ãguas.

Juntamente com o comandante Almir naveguei seis anos, entrando em lagos, igarapés e igapós.

Nas primeiras viagens filme cor não pisava no meu barco. Só o velho, bom e conhecidissímo TRI-X. Com uma LeicaM, discreta e elegante,  formava uma dupla imbatível. Aliás ela, a câmera, se recusava a receber outro filme, cor então, nem pensar.

Navegar nos grandes rios é uma mesmisse sem fim. Céu cinza, uma faixa verde e água, se for barrenta pior ainda.

A amazônia é monocromática. A cor entra forte, explícita, quando se chega nas comunidades, incomodando os olhos acostumados com os tons de cinza dos dias intermináveis de navegação.

Não tem jeito. Cor é informação. Me fiz de bobo um domingo numa comunidade no alto de uma barranca no rio Solimões. Vi, mas fiz de conta que não vi, os vestidos coloridos pespontados a mão das mulheres sentadas num banco de uma pequena igreja. Deixei de fazer um par de belas fotos. Uma pontada no peito.

Como foto não feita é sempre melhor que foto feita, além de ficar remoendo a vida toda, faz a rota ser corrigida imediatamente. O livro passou a ter, a partir daquele momento, tambem fotos coloridas.

4 Comentários

Carlos Dória   em 26 março, 2009

Pedro,
esses “suquinhos” são o máximo. Não só pelo impacto da cor, como você explica, como pela forma que dá aos sonhos de carro, barco, peixe, etc. O cara bebe o próprio sonho colorido num universo que, como a maioria dos sonhos, é monocromática.

Andressa   em 26 março, 2009

Olá Pdro, Tudo bem?

Em primeiro lugar, gostaria de me apresentar. Meu nome é Andressa, e trabalho na equipe de relacionamento web do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade (http://www.comunicacaoesustentabilidade.com) e do concurso de fotografia criado pelo evento. Um dos objetivos deste trabalho é promover o diálogo do evento com os internautas.

Vi que o seu espaço trata desse tipo de assunto e gostaria de contar sobre o concurso “Fotografia: Comunicar para não esquecerâ€,lançado pelo Fórum no dia 20 de março.

O evento premiará os melhores talentos que retratarão a sustentabilidade tendo como cenário a região centro-oeste do País. As imagens dos candidatos selecionados serão divulgadas durante uma exposição institucional que acontecerá nos dias de realização do evento. Além disso, os três primeiros colocados ganharão prêmio em dinheiro e as fotos serão publicadas em livro que será lançado no segundo semestre de 2009.

Se houver o interesse, gostaríamos de convidá-lo a participar do concurso e, se achar interessante, divulgar a informação para os seus leitores. Caso queira saber mais, o site é: http://www.comunicacaoesustentabilidade.com/concursofotografia

O que acha da idéia?

Qualquer dúvida estou à disposição!

O meu e-mail é forumnaweb@comunicacaoesustentabilidade.com

Obrigado e um abraço,

Andressa

Equipe de Relacionamento Fórum na web
forumnaweb@comunicacaoesustentabilidade.com
http://www.twitter.com/segundoforum
http://www.flickr.com/segundoforum

Laura Cantal   em 26 março, 2009

Pedro, eu sou uma estudante de jornalismo apaixonada por fotografia, apesar de hoje ser o primeiro dia em que tenho em mãos uma câmera analógica – graças ao laboratório de fotografia da minha faculdade.
Gostaria apenas de dizer que seu blog me faz sonhar em desbravar o mundo com uma câmera e coragem. Quem sabe talvez com a Amazônia na lista de prioridades?
Bem, adoro suas fotos e seu texto também é delicioso de ser lido!
Continuarei lendo seu blog caçando dicas preciosas.
Obrigada por essa chance.
Abraço, Laura

Ricardo Marins   em 27 março, 2009

Pedro,

Legal essa sacada de não ficar preso a um único conceito, mas me parece que o conceito de P&B como ‘fine art’ ou seu uso em trabalhos autorias ainda é forte até os dias de hoje. Por que será ?

Comentar