Apresentação

 

Flavio Forner é meu amigo desde quando trabalhava no Estadão. É especialista em internet e hoje é  diretor de arte e fotógrafo do jornal OVALE de São José dos Campos. Um belo jornal. É  autor do desenho do meu site e tambem deste blog. Ele sempre achou que eu deveria ter um blog, mas eu torcia o nariz  porque achava que este veículo era para conversa de comadre.

Bobagem, me enganei.

Eu estava quieto, trabalhando nos projetos pessoais, fotografando para empresas e agências de propaganda. Amansado.

O jornal, onde tudo começou, e as revistas, foram ficando cada vez mais distantes. Não há mais veículo para estampar as minhas chapas. Não há cobertura, reportagem e os belos ensaios sumiram do mapa.

Acabou o pé-na-estrada, que nas minhas contas é onde se aprende a compreender o país e onde nascem as pautas. Ficou mais prático e infinitamente mais econômico comprar fotos de um banco de imagens do que contratar um fotógrafo.

Depois que saí da Abril, em 1994, comecei a andar pelas bordas do país por conta própria, principalmente na Amazônia. Nossa, quantas histórias, descobertas e um monte de fotos para serem publicadas. Chega de reclamação. Eu estou saindo das M6 e do velho TRI-X para uma Nikon digital que me faz ver tudo, até demais, instantaneamente. E a velocidade com que se envia uma imagem para qualquer canto do mundo é impressionante.

Muito bem, é isso. Blog será o nome do veículo onde vou estampar a partir de hoje minhas fotos, falar sobre fotografia, viagens, personagens e também sobre comida. Ou melhor, publicar e conversar.

 

Pedro Martinelli