Futebol nas aldeias

Futebol nas aldeias

futebol1

Tive a oportunidade de conhecer o rio Içana em 1999 numa viagem que fiz com o Beto Ricardo do Isa – Insituto Sociambiental, que estava trabalhando na Demarcação das Terras Indígenas do Alto Rio Negro. Viajamos tres semanas ate divisa com a Colômbia parando em quase todas as comunidades. A maioria das aldeias esta localizada em lugar alto e quase sempre em cima de um areião imenso. No meio, o campo de futebol, área nobre da aldeia, onde todos os finais de tarde os índios fazem peladas até a última luz do dia.

Eu não entendo este fascínio dos índios por futebol. Quando entrei na aldeia Panara no Xingu,  22 anos depois do contato os índios estavam fazendo uma pelada. Depois acompanhei a mudança para a aldeia nova. Fui no avião com as primeiras mulheres. Sobrevoamos o campo de pouso antes de pousar e vimos os índios jogando futebol na cabeceira da pista.

Quando fui embora me pediram um jogo de camisas completo, com meia, calção, bola e luvas de goleiro. Depois de ter fotografado a primeira aparição de um Parana nú, dentro do mato com o corpo pintado de preto, olhar altivo, corajoso, confesso que fiquei decepcionado ve-los na aldeia com aquelas camisas coloridas e a propaganda dos patrocinadores. O pagé vestia uma camisa vermelha que tinha estampado nas costas o logotipo da Chevrolet.

4 Comentários

Luis Crispino   em 18 fevereiro, 2009

Pedrão,
Esta foto do indio com a pintura do Vasco é simplesmente genial!
O problema com voce é que, sempre que a gente acha que já viu tudo, vc tem mais uma imagem sensacional pra tirar de dentro da cartola…

Paulo André   em 19 fevereiro, 2009

Talvez pelo futebol ser democrático, porque basta 1 bola e um pouco de espaço. E espaço é o que eles mais tenham. Por eles não viverem apertados em apartamentos, tendo apenas diversões eletrônicas. Talvez porque tenham o mais bonito do futebol: a alegria!

pedro jr   em 20 fevereiro, 2009

fala aí meu peixe…
pô…cara, sou vascaino puro e agradeço a DEUS. a IMAGEM desse indio ja diz tudo, isso é genial como falou o luis, voce é genio!!

Osvaldo Kporip   em 21 fevereiro, 2009

Sobre esse lance da atração dos índios pelo futebol, que é mesmo curioso, tem até um livro, que vi outro dia na internet: “Boleiros do cerrado”.

Comentar