“Leite Condensado”

 

latas

Latas utilizadas como lamparinas de óleo diesel

Nosso professor Dória publicou esta semana em seu blog(e-boca livre) uma proposta de tratado. Zero receitas, a partir de agora, com “leite condensado” ou creme de leite em lata”. Aqui em São Paulo não tem perdão. A edição da lataria esta ficando cada vez mais justa. Tá certo. Eu só não consigo ficar sem a Massa de Tomate Elefhante, fundamental para fazer o molho de nhoque  que minha mãe fazia.

Sem o leite e o creme em lata o doce de cupuaçu, a sobremesa oficial da Amazônia, não existiria. Foi criado com a chegada das latas. É simples, prático e todo mundo adora. É só juntar polpa de cupuaçu, encontrada em qualquer supermercado congelada, uma lata de “creme de leite e uma de “leite condensado”  bater tudo no liquidificador e depois colocar no freezer por 15 minutos, não tem erro, é um sucesso. Com o bacuri é a mesma coisa.  Em Manaus quase todos os sucos de frutas regionais levam uma colherada de algum leite enlatado ou em pó. 

A lataria na Amazônia chegou para ficar.É muito prático, fácil de transportar e de conservar. Um sucesso antigo é a sardinha em lata que misturada com farinha é um mata “broca” muito popular. 

Pirarucu ao môlho branco, com creme de leite é prato fino, e agora?

2 Comentários

Claudio Foleto   em 22 maio, 2009

Muitos tem o produto “ficticio”, como mostra a imagem, apenas como lamparina. O recheio, querosene. A sobremesa, fumaça….

cyrano   em 10 agosto, 2010

Na cozinha se privar de alguns ingredientes é força-motriz para a criatividade. Se obrigar a não usar cebola e alho no tempero, inventar um prato com ingredientes que começam com a letra C, ficar um tempo pesquisando e se virando sem leite condensado ou creme de leite: são desafios muito úteis para não ficarmos parados. Eu mesmo descobri, outro dia, que usa-se uma pasta de gergelim hidratado e batido para engrossar molhos. Quem me falou disso comentou que não precisa mais de creme de leite. Fiquei muito curioso.

Não é bom que as coisas sejam assim, mutáveis?

Comentar